PROCESSOS DA MINERAÇÃO
Extração
A extração do basalto inicia-se com a perfuração do topo da jazida por uma carreta perfuratriz. A umidade é retirada da perfuração, caso haja, e nela são inseridos explosivos.
Assim, a detonação dos explosivos é feita e as rochas de basalto se desprendem da jazida. É feita, então, a carga e o transporte do basalto até os britadores.
Mineração
As pedras de basalto são trituradas por uma sequência de britadores, que as quebram em rochas menores gradualmente. A cada britador, mecanismos similares à peneiras são acionados, filtrando as pedras de acordo com seu tamanho com base nas medidas comerciais do basalto (Pedra 1, pedrisco, pó de basalto, etc).
Dessa forma, no Britador 1 são trituradas as pedras resultantes da explosão da jazida. Do produto desse processo, as peneiras filtram as pedras que se encaixam nas medidas referentes à Pedra 3 e Pedra 2.
Parte deste resultante da filtragem é destinada à venda e a outra parte é depositada no Britador 2, que quebra as pedras em medidas menores. Assim segue o processo até que o basalto passe por todos os britadores e atinja a medida de pó de basalto.
Britagem
Os explosivos utilizados no processo de extração do basalto fazem com que rochas de diferentes tamanhos sejam separadas da jazida.
Para que essas rochas de tamanhos e pesos diversos se enquadrem nas classificações comerciais do basalto (Pedra 1, pedrisco, pó de basalto, etc), é preciso submetê-las ao processo de britagem.
Trata-se de um processo composto por etapas de moagem responsáveis por reduzir as medidas da pedra de forma gradual e bem definida. O maquinário utilizado nessa etapa é chamado de britador de mandíbula.
